O ENREDO

null

A trama se passa em Porto Alegre, uma das mais importantes e conhecidas cidades do Brasil, num futuro próximo e plausível. A aventura tem início quando um corpo é jogado do segundo andar da Biblioteca Pública, caindo junto a uma chuva de livros e vidro estilhaçado. Em seguida, as paredes do prédio centenário são inexplicavelmente cortadas por uma força invisível.

A partir destes estranhos acontecimentos, dois jovens amigos são lançados no meio de um quebra-cabeças perigoso, onde terão que decifrar diversas mensagens esculpidas em prédios e monumentos da cidade, e enfrentar as violentas reproduções dos famosos trabalhos de Hércules. Enquanto isso, eles são perseguidos por um poderoso e enigmático homem vestido de negro que mantém o rosto oculto por uma máscara de vidro, e que tem o poder de viajar pelas dimensões, e por um decidido inspetor da polícia local, fã dos antigos filmes noir, que tenta encontrar os responsáveis pelo rastro de destruição deixado pela cidade. Decifrando os enigmas e interpretando a fantástica lenda mitológica de Hércules, que se torna uma presença mítica em seu caminho, eles se defrontarão com situações alucinantes e perigosas, conhecerão revelações surpreendentes sobre seu presente e seu passado, e serão conduzidos a um desfecho épico e surpreendente.

Muita ação, suspense e aventura. Momentos mágicos e esclarecedores sobre a lenda mitológica de Hércules. Eventos trágicos, chocantes e violentos, que marcarão para sempre o destino dos nossos heróis. Ingredientes para uma aventura de tirar o fôlego, e que se torna cada vez mais misteriosa e improvável.

Os enigmas foram lançados. As tarefas têm que ser executadas. E o desfecho poderá ser ainda mais perigoso e revelador do que qualquer um deles poderia imaginar.

PERSONAGENS

null

OS 12 TRABALHOS

clique e leia sobre as lendas e seu contexto no livro
– as imagens ilustrativas são do artista Hanogan – 

null

A CIDADE

null

Porto Alegre é a capital do estado do Rio Grande do Sul, e uma das mais importantes cidades do Brasil.

Na trama do livro, Nova Porto Alegre é apresentada no futuro como uma metrópole moderna e impressionante. Apesar dos grandes e suntuosos edifícios, a cidade ainda mantém seus principais prédios e monumentos históricos, quase exatamente como os conhecemos hoje.

Por causa do seu cenário quase surreal, de contornos vítreos e brilhantes onde predominam as edificações feitas ou restauradas com um inovador material, a capital tornou-se também conhecida como “A Cidade de Vidro”. O material, denominado vitrato, viria a se tornar o principal elemento que proporcionou a restauração da antiga cidade devastada pela segunda enchente do grande lago em cujas margens ela se localiza. Imponente e moderna, não conseguiu, no entanto, extinguir a desigualdade social e o descaso de seus administradores. Neste cenário, a beleza e a pobreza convivem nas suas esquinas, assim como seus gigantes de vidro e seus prédios históricos.

Diversas e importantes locações reais da cidade são percorridas pelos personagens em sua perigosa missão, enquanto parte da história de Porto Alegre e de seus personagens mais emblemáticos são apresentados e se inserem na trama. Monumentos, eventos reais e a utilização de objetos existentes ainda hoje nos locais da ação buscam trazer uma base palpável para o enredo literário e quase cinematográfico.

Num paralelo, é também apresentada uma visão de como seriam determinados locais de hoje neste futuro proposto e idealizado, transformando a cidade numa megalópole com traços góticos e de ambientação baseada em filmes de ficção, meio retrô, meio contemporâneo.

Um ambiente misterioso e indefinido, formado de luzes e sombras, perfeito para uma movimentada aventura de mistério, ação e fantasia.

A Biblioteca

elementos reais numa história fantástica

A Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul é um dos principais cenários no enredo do livro. Diversos móveis, salas e objetos artísticos, se tornam elementos importantes na história ficcional de As Mitologias Roubadas. Uma homenagem a um espaço fantástico, fundamental e essencial para o RS.

Ao lado, imagens de alguns destes fantásticos objetos, e locais.

VISITE A BIBLIOTECA
PÚBLICA DO RS!

Giancarlo C Borges

Giancarlo Carvalho Borges nasceu em Ituiutaba, Minas Gerais, e transferiu-se para Porto Alegre em 2001. No seu livro de estreia, uma homenagem à capital gaúcha, o autor apresenta uma aventura moderna, eletrizante e surpreendente, numa narrativa que mistura locais e eventos fictícios e reais. Cada parágrafo nos remete a cenas de um filme, onde se percebe  sua admiração pela linguagem cinematográfica, pelos livros, e sua preocupação com a preservação do nosso patrimônio histórico e cultural.

Instagram

”Desde a minha infância, sempre fui interessado nas lendas mitológicas, especialmente depois que li os livros de Monteiro Lobato, e sua versão dos doze trabalhos de Hércules. Quando me mudei para Porto Alegre, percebi que a cidade tinha uma composição de cenários e personagens que me permitiria realizar um antigo desejo: reescrever algumas aventuras mitológicas em um novo contexto, apresentando-as às novas gerações. Decidi, então, escrever uma aventura baseada na famosa história de Hércules dentro de um contexto contemporâneo, em um enredo que envolvesse mitologia, mensagens em código, muito suspense, ação, magia e reviravoltas surpreendentes. Uma perigosa missão a ser executada, em um cenário que mescla passado, presente e futuro. Sendo um fã de cinema, escrevi este livro imaginando que a história pudesse ser apreciada como um bom e envolvente filme, com elementos capazes de atrair e capturar crianças, adolescentes e adultos. Espero que você, caro leitor, se envolva nesta aventura e, junto com os personagens, consiga decifrar os segredos e executar cada um dos trabalhos mitológicos.”

DEPOIMENTOS

null

NOTÍCIAS

null
0

Divulgação Revista Entrelinhas Agosto/2007

Matéria publicada na Revista Entrelinhas, em Agosto de 2007. “Imagine uma das mais tradicionais e importantes cidades ...

santasede2011 0

Autor de As Mitologias em coletânea de crônicas Santa Sede

Santa Sede lança livro Crônicas de Botequim – Safra 2011 na Feira do Livro A Santa Sede, oficina de crônicas em ...

capalivromitologias 0

Resenha: ‘As Mitologias Roubadas – Os 12 Trabalhos’

por Maristela Scheuer Deves, jornalista Embora muitos leitores brasileiros insistam em não ler autores nacionais – a ...

0

Entrevista no blog “Novas Voltas em Torno do Umbigo” – 17/09/2020

LINK ORIGINAL – BLOG NOVAS VOLTAS EM TORNO DO UMBIGO por José Elesbán    Reprodução: Entrevista com ...

INFORMAÇÕES

As Mitologias Roubadas – Os 12 Trabalhos

ISBN: 8588709384 | ISBN-13: 9788588709386
1ª Edição – 2007 | 360 páginas

Editora Literalis

Site:  www.literalis.com.br
Fone: (51) 3332.0279
Endereço: Rua Barão de Ubá, 16/301 Bairro Bela Vista CEP 90450-090 – Porto Alegre – RS

Siga e Curta no Facebook!

ENVIE UMA MENSAGEM

alguma dúvida, elogio, reclamação, depoimento?
envie sua mensagem para o autor

ENVIAR MENSAGEM